Dia 9, Receita 9 e 10 - Ano 1999

Domingo acordei 8h30 da manhã com uma sede incrível. Tinha tomado algumas cervejas na noite passada, mas nada demais para ser uma ressaca, acho que foi o calor mesmo. Uma curiosidade é que eu bebo muita água, e isso acontece sempre comigo.


Como não conseguia mais dormir, resolvi começar a preparar as receitas do dia. Domingo combina muito com massa, pelo menos pra mim, e foi o que eu fiz. Massa Básica para Rondeli e Panetone Recheado com sorvete para sobremesa foram os pratos do meu almoço com meu irmão e minha amiga.

O panetone na verdade eu comecei preparando na noite de sábado quando cheguei da rua com a Marina. Fiz um circulo em cima, tirei uma tampa e todo o miolo, que depois separei em três partes. Com uma calda de açúcar, vinho branco e água fui molhando as laterais e assim acrescentando o sorvete e as partes do miolo. Três camadas de sorvete foram feitas e voltei a tampa do panetone que então foi direto ao congelador até o dia seguinte.

Para fazer o rondeli comecei pelo recheio. Fatiei o presunto, cortei o espinafre já cozido, e coloquei o queijo parmesão, mas tudo isso com meu incrível molho bechamel, que por mais uma vez, tive que passar pela peneira – droga!

Na hora de preparar o molho me acabei, era um ótimo molho à quatro queijos, e eu AMO queijos. Numa panela coloquei o gongorzola, o parmesão, o provolone e um pote de requeijão. Com essa maravilha praticamente derretida acrescentei 500ml de creme de leite. Com recheio e molho prontos, comecei a fazer a massa, que por incrível que pareça foi fácil, deve ser porque eu sempre ajudei meus pais e minha família a fazer, então moleza. Abri a massa na mesa – detalhe que não tenho um rolo de macarrão, e com todo um improviso peguei uma garrafa de vinho. Para formar os rondelis foi só colocar o recheio e então enrolar feito rocambole, e por fim fatiar. Com eles dispostos numa forma, acrescentei o molho e então 20 minutos forno.

Aproveitei o tempo de forno e então comecei a fazer a calda Zabaione, que vai por cima do panetone recheado. A calda foi até que simples, ou não, eram 8 gemas para 250grs de açúcar e então só bater em banho maria – tudo seria mais fácil se meu fuet estivesse aqui em São Paulo e não em Pirassununga, e se toda aquela água do banho maria não espirasse freneticamente.

Bom e assim eu termino o ano de 1999. Parece que já foi muito tempo, mas na verdade foi apenas uma semana de trabalho, mas isso ainda, porque tenho muitas receitas pela frente ou seja, muitos anos.


Resultado Final:

















Massa combina muito com domingo, ainda mais com muitos queijos.



Bomba calórica de panetone com sorvete também combina muito com domingo.


6 comentários:

Renée disse...

Baroninhooooo
realmente o filme (Julie e Julia) é tudo de bom, para quem ama cozinhar entao, melhor ainda....a sua ideia foi otima, pq simplesmente faz com que o cerebro pense, a mao trabalhe, o estomago sorria, e o coraçao acelere....cozinhar é isso, ser feliz e fazer feliz, por isso amo cozinhar....
o meu "projeto" quando rolar nao sera divulgado na blogsfera, mas sera com muito carinho tbm, ja tenho em mente o livro e as cobaias....na verdade a cobaia, o noivo!que quando estivermos casadinhos (logo) vai aproveitar e muito do meu desafio....
parabéns pela força de vontade e pela coragem de colocar tudo assim tao aberto....e bem vindo ao mundo dos blogs (que eu amo a muito tempo!!!!rsrs)

bjoks e saudades!!

17 março, 2010
Larissa disse...

preciso comer esse panetone pra viver, juro!

17 março, 2010
Unknown disse...

Eu quero queijosssssssssss!!!!!!!!!!!
Vem cozinhar pra mim!
Saudades. bjo, amo!

28 março, 2010
bernadete disse...

Vi vc no programa MAIS VOCE ,resolvi conferir o seu blog,nossa eu adorei vc é d+ ,tbm adoro cozinhar,como vc tbm cozinho a noite p preparar p o dia sequinte,e adorei o panetone recheado,bomba calorica maravilhosa,continu assim q vc ta perfeito,vc em breva vai estar realizando o seu sonho de juntar as duas coisas q vc gosta de fazerquero ti ver na telinha cozinhando...bjs

17 maio, 2010
Unknown disse...

Parabéns adorei você no programa, estou lendo suas receitas seus comentários otimo, muito bom, eu que não sou muito amiga da cozinha vou tentar fazer uma das receitas, claro os doces!!!! Parabéns sucesso

17 maio, 2010
Anônimo disse...

PARABÉNS, A TAPIOCA É BEM FÁCINHA MESMO...E COM MANTEIGA, QUEIJO PRATO E SALAME FICA DEMAIS!!
PARABÉNS PELO SUCESSO E PELO BLOG!!

19 maio, 2010

Postar um comentário