Dia 34, Receita 24 – Ano 2000

Venho por meio dessa falar que meu nível de estresse na cozinha no dia de ontem foi extremamente alto, ainda bem que fiquei a maior parte sozinho, sem ninguém para descontar.rs

É assim que começo o último post do ano 2000 do Projeto Mais Você. A receita da vez foi o tão esperado Cozido, esperado em termos de medo, pois sabia o que viria pela frente.

Comecei a receita separando as carnes e começando a cozinhá-las, preparo que foi divido em três partes – não pela minha vontade, mas pelo que Ela descreve no livro.

Primeiro: coloquei o bacon, as coxas de frango, o paio e a linguiça.
Segundo: carne seca, acém e músculo.
Terceiro: costela de porco.

Com o caldo que fica na panela, coloquei os legumes para cozinhar, dividido em duas partes.

Primeiro: coloquei o quiabo, a cenoura, a batata e batata doce.
Segundo: mandioca, nabo e cebola.

Depois de cozinhar todos esses ingredientes de forma separada, comecei a juntar tudo novamente na panela, e adivinhe? Em três etapas...

Primeiro: as carnes mais duras; costela, carne seca, acém e músculo.
Segundo: linguiça, paio, bacon e as coxas de frango.
Terceiro: os legumes; mandioca, nabo, cebola, cenoura, batata doce, batata e quiabo...tudo nesta sequência.

E ainda por cima de tudo isso, repolho e couve picados. Completei com água e deixei por mais de 1 hora no fogo médio até que tudo cozinhasse.

Posso dizer uma coisa, me espantei, não com o processo de preparo da receita pois já imaginava, mas com o sabor final. No fim do ano passado, fui para a Argentina, comi um prato típico de lá que se chama Parillada, tem uma aparência horrível e o sabor um tanto estranho. São tantas carnes envolvidas – não que eu seja vegetariano – mas que começa a ficar um pouco de informações demais num prato só. O cozido segue essa mesma linhagem, mas o sabor com certeza ganha de qualquer receita por ai, conseguiu me fazer esquecer da péssima lembrança que tinha da Parillada e descobrir que mesmo com muita dificuldade o cozido é um prato muito gostoso.

É assim que termino o ano de 2000 e crio formas do além para começar 2001.

Resultado Final:



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
De agora em diante tudo que eu fizer será apenas em uma etapa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Moro no Rio Grande do Sul e vou seguido para a Argentina. Parrillada é a forma como os argentinos fazem a carne, as carnes são feito em grelhas que ficam sobre brasas de lenha, dando um gosto maravilhoso para a carne. Acredito que o que tu tenha comido não tenha sio uma parrillada, pois tu escolhe a carne que queres, como entrecot, assado de tira.. a carne da Argentina é a melhor que tem!

17 maio, 2010
Anônimo disse...

Gabriel

O presente comentário não é a respeito do prato em questão, mas sobre a tapioca. Como não achei espaço no seu blog para esse tema, estou colocando aqui. Vi você hoje no Mais Você com a Ana Maria Braga. Na verdade, esse processo de hidratar o polvilho feito por ela não é o melhor e nem o mais rápido. Te digo isso com a experiência de quem come tapioca desde criança e aprendeu a preparar a goma há mais de quinze anos. O segredo para uma boa goma é polvilho, que tem de ser doce e bem fino. O melhor que encontrei no mercado é o Amafil. Pois bem. Se você não estiver com pressa, faça como a Ana fez e acrescente a água de uma vez, esperando 24 horas. Se estiver com mais pressa, proceda da seguinte maneira: ponha o polvilho na bacia e acrescente a água aos poucos, mexendo muito bem para que o polvilho derreta lentamente. quando ele se transformar numa goma meio mole, meio dura, deixe descansando na geladeira por umas duas horas. Aí, o pulo do gato que a Ana certamente não conhece: cubra a goma com farinha de mandioca, espere mais uma hora e voilá: a goma estará seca e pronta para peneirar.

Boa sorte em seu projeto.

17 maio, 2010

Postar um comentário