Dia 79, Receita 53 e 54 - Ano 2003

Começo postando hoje com a ponta de um dedo muito queimada com calda de caramelo. Esta doendo absurdo, mas também não poderia deixar de mostrar pra vocês qual foi o desenrolar das receitas de hoje.

Preparei duas receitas hoje, a Gelatina Colorida e o Lombo com purê de batatas. Vamos nessa?

Bom, comecei com a Gelatina Colorida, ontem depois de postar aqui e antes de ir dormir preparei três pacotes de gelatina, uma de abacaxi, morango e limão. Hoje quando acordei fui preparar esta receita, pois ela precisava ficar na geladeira e eu queria mostrar ela pronta pra vocês.
Com as três cores de gelatinas prontas, cortei em pedaçinhos e misturei todas. Numa vasilha bati uma lata de leite condensado, uma de creme de leite e gelatina incolor dissolvida em água quente. Misturei os pedaços das gelatinas ao creme e despejei numa forma com furo no meio. Como fui trabalhar deixei na geladeira até agora quando então desenformei.
Ah tenho que contar uma coisa, tenho um certo problema com gelatinas, pra ser mais específico com a incolor, ela nunca toma um jeito e sempre acaba estragando minhas receitas. Esta gelatina eu tinha tentado fazer no inicio dessa semana, mas errei total quando fui dissolver a gelatina incolor, mas perece que dessa vez eu bem que acertei.

Para fazer o Lombo também tive que começar antes, deixei hoje pela manhã ele numa bacia com os temperos: alho amassado, suco de limões, vinho branco, folhas de louro, alecrim, entre outros.
Agora a noite aqueci uma panela com azeite e coloquei o pedaço de lombo. Depois de um tempo, virando de todos os lados, e então com ele bem dourado e cozido, reservei. Para o purê já tinha cozido na panela de pressão algumas batatas doces, logo depois espremi e coloquei numa panela com manteiga, canela e sal.
Comecei a preparar no prato, de um lado o purê e de outro os pedaços de lombo, foi então que tive que fazer uma calda de caramelo para jogar em cima do purê – estranho, né? – foi então que comecei a derreter o açúcar. Com o caramelo pronto fui decorar por cima do purê e então a linda e maravilhosa colher resolveu escorregar para dentro da panela, e eu muito inteligente e veloz fui pegar, e então... meu dedo ficou com uma bolha na hora. Mas o prato saiu, ficou lindo e gostoso!


Resultado Final:



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nunca mais terei problemas com gelatina incolor.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Valeu a pena o dedo queimado, muito mesmo.

54 comentários:

pamela paulino disse...

Gabriel, que pena que vc queimou as pontas ds dedos... mas a gelatina colorida ficou um espetaculo e junto com o lombo de purê de batatas.. hummm
Acho que engordei so de olhar
Depois eu quero um pedaço ta? rsrsrsrs

bjoss

20 maio, 2010
Re Endres disse...

Ebaaaaaaaaa, amanhã terei almoço e sobremesa!! Hahaha... Falando sério agora, a apresentação dos pratos está ficando cada vez mais requintada hein? Parabéns! =D

20 maio, 2010
Julyana disse...

Os pratos ficaram lindos!!! E devem ter ficado muito bons tbm!! Mais receitas que vou tentar fazer em casa,rsrs!!

Bjoooooooooooo

20 maio, 2010
Iris Oliveira disse...

Oi Gabriel, queimadura de caramelo dó absurdamente!!! E numa delas aprendi com meu irmão técnico de enfermagem um santo remédio...é uma pomadinha branca, mas que depois que você passa ela fica meio acinzentada, chama-se sulfadiazina de prata e é usada em queimaduras e em outras coisinhas que não vale à pena comentar num blog "delicioso" como o seu...rsrsrsrsr
Essa gelatina é maravilhosa!!! Eu fiz uma versão ligth trocando as gelatinas por ligth e o creme de leite e leite condesado por iogurte desnatado, ficou delicioso também!!!
Beijocasss

20 maio, 2010
Iris Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
20 maio, 2010
Isabel Silva disse...

oi deu vontade de fazer a gelatina colorida tenho
2 sabores em casa vou comprar mais uma e a incolor , agora tem um pro eu nunca fiz a incolor se vc puder me responder a minha duvida fico grata se dissolvo primeiro a gelatina e depois bato no liquidificador junto com o leite condensado e o creme ou tem que ser em uma vasilha? beijos ou no meu e-mail ou no meu msn é o mesmo bel.jk@hotmail.com bjossssssss

20 maio, 2010
Iris Oliveira disse...

E por falar em queimadura de caramelo, to com uma no pé...a colher escorreou direto pro meu pé ontem quando estava fazendo um bolo de banana...será que é por isso que cozinheiro tem que usar aventãl e sapato fechado??? rsrsrsrs

20 maio, 2010
Anônimo disse...

nooossaa q deliciaa..aff qro aprender estas receitas!

20 maio, 2010
❤ Verinha - Febre de Esmalte disse...

Sabe... tenho certeza q todos estão lamentando esse ocorrido. Espero q vc fique bom logo...

Xô gripe... xô queimaduras... rss

E agora, falando das receitas... HUMmMMmMMmMmmmMmm

Q delicia deve estar!!
De olhar, a boca enche de água... PARABENS!!!!

se cuida...

20 maio, 2010
Thalita Pauletto disse...

Olha, não sou muito chegada em gelatina desse jeito, toda misturada (se bem que as outras que via, o creme branco, ficava todo mole, aff, parecia meleca)mas essa que vc fez, nossa, deu água na boca mesmo. e ficou linda por sinal.. vou até tentar fazer..

20 maio, 2010
Dessa Machula disse...

olha eu aqui novamente com vontade de lamber a tela do computador rs...pra ser bem sincera nao gosto mto de sobremesa de gelatina mas o lombo com pure de batata doce fiquei morreeendo de vontade!!!
hj eu e minha irma fizemos o strogonof de queijo q a ana deu esses dias no programa...procura a receita la e fa que vale a pena ficou uma deliiiiicia!!!
bjs

20 maio, 2010
Nalva Araújo disse...

Gabriel esse lombo tá com uma cara ótima,e o purê de batata doce combina demais...esse mosaico de gelatina também não sou muito chegada,acho que tua mãe deve passar muito bem,bendito filho...anjo Gabriel,um abraço querido!

20 maio, 2010
Daniela Azevedo disse...

Eu faço essa gelatina com várias cores (azul, amarela, vermelha, roxa e verde) e substituo a incolor por uma de morango e dobro o creme de leite pra não ficar muito doce. O creme fica super saboroso.
Bjos
Dani
@danirsazevedo

20 maio, 2010
Goreth Menezes disse...

Nossa!!! Um espetáculo essa gelatina...eu nuuunca consegui fazer. O lombo deve ta uma delícia. Prabéns Gabriel vc ta cada dia melhor. Ir ao mais vc te fez muuuito bemmmm.

20 maio, 2010
Alba Jade disse...

Vc fez a gelatina da minha infancia!!!! Vou fazer e experimentar batata doce com canela, nunca comi! Vou fazer tb rsrsrs Agora conta o segredo da gelatina neh.... Abraços

20 maio, 2010
disse...

Olá Gabriel,

primeiro quero te dar parabéns pela aprensentação no Mais você!
Deve ter sido emocionante conhecer a Ana Maria tão pertinho.
Segundo dizer a você que se paresse demais com meu genro.
Terceiro você cozinha muito, mas muito bem mesmo. Pena não poder saborear seus deliciosos pratos.
Tenho três filhos e dois filhos homens cozinham mutio também, minhas noras faram pela pegas pelo estomago. Minha filha tá aprendendo agora que foi morar sozinha. Já passei para elea seu blog, para que ela possa aprender mais com você.
Gosto muito da meneira que você ensina as receitinhas do projeto.
Estou torcendo para você conseguir chegar no cume da sua proposta.
Coloque gelo na ponta dos dedos, alvia a dor. Já me queimei muito com calda e outras coisinhas.
Vá em frente meu filho, corra atrás dos seus sonhos. Quem quer faz a diferença.
Mas...esse lombo com purê de batata doce, tá uma cara divina e essa gelatina colorida...tá chamar os cachorros sem dúvida.
Ah! parabéns para sua mamãe também ela estar toda vaidosa de ter um filhão assim.
Beijos criança!

20 maio, 2010
Fabrícia Costa disse...

Oi gabriel... nossa..to viciada no seu blog..todo dia tenho q passar por aqui pra saber q receita vc fez..rsrs..tadinhu queimou o dedo no açúcar... é muit perigoso brincar com calda d açúcar.. vcpode ter queimaduras serias... poxa vc tem msn.. me add.. se quyiser.. posso passar dicas d cozinha pra vc..afinal cozinho desde os meus 15 anos..ou menos.. nao me lembro..rsrs anota ai fabycostadesousa@hotmail.com ..bjinhus

20 maio, 2010
Cleber Gomes disse...

olha eu aqui o meu segundo dia te seguindo e ja tenho uma reclamaçaõ a fazer:
" vc disse qeu farai receitas aqui, ma so que vejo sempre são belas obras fr arte"

rapaz que coisa bem feita que apresentação é uma pena que não consigo sentir cheiro e gosto pelo computador, mas pela imagem posso imaginar,

parabens pelo belo trabalho de hoje

20 maio, 2010
Roseli Blitzkow de Souza disse...

Ai este blog me da uma fome
pelos Deuses
beijos Parabéns

21 maio, 2010
yuri disse...

mano gostei muito dos seus pratos
tudo fico muito gostozo....
mais ve se naum desanima...
so pq queimo o dedo
VLW/YURI

21 maio, 2010
Poronga's disse...

Olá, comecei a acompanhar o Blog depois que vi a reportagem no Mais Você. Adoro o programa e sua iniciativa foi show de bola! Fiquei com água na boca, depois de ver esse lombo! Sucesso!!!!
To na torcida tb!

21 maio, 2010
José disse...

ontem eu vi o "Julie & Julia". Bem a cara do seu projeto mesmo.
O bom q vc conheceu sua inspiradora e ela ainda te deu maior força!
É isso ae
Sucesso pra vc cara
abraço

21 maio, 2010
Greg Castro disse...

Queimou os dedos é?!!Hummm...
Faz parte Gabriel!rsrs.Os pratos ficaram divinos, o lombo então super chiq!=D

Mas o dedo queimado é prova do sacrificio em nome da gastronomia. Orgulhe-se de si mesmo.
Abraço!

21 maio, 2010
Felinto disse...

^^
To gostando de ver...
E ficando com água na boca
Parabens pelo fã clube...
PAsso sempre aqui, mesmo se ao tenho chance de comentar...
Parabens Gabriel...

21 maio, 2010
valeka disse...

oiee...passando pra "saborear" as novas receitas...como sempre SUCESSO HEIM?
Parabéns..e cuidado com os dedos ...kkk
faz parte né?

bjim...boa sexta-feira...e vamos em frente...proximos capitulos...to no aguardo..

21 maio, 2010
T disse...

Oie!!!! menino, adorei seu blog! estou aqui numa biblioteca e lembrei que há alguns dias tinha visto visto vc no Mais você e anotado seu blog.... Como estou sem nada pra fazer agora eu entrei! Que fome absurda me deu!!!! Isso mesmo cozinha bastante que as meninas adoram kkkkk
Sucesso!
Taís

21 maio, 2010
Mari!! disse...

Olá Gabriel!!!Meu Deus, que delícia!!!
Vou tentar fazer essa receita, pra falar a verdade nunca consegui fazer a gelatina colorida, minha irmã adoraaa!!!Vou tentar fazer e na próxima receita sua digo como ficou, eheheheh, vai sair um desastre!!!Não consigo trabalhar com a gelatina incolor, eh complicado demais!!!ehhehehehe!!!

Bom todos os dias vou estar aqui pra olhar suas receitas e comentar!!!

Beijos!!!Boa sexta-feira!!!

21 maio, 2010
Isabela C. Campos disse...

Queimar o dedo com calda de caramelo é clássica...rs Pelo menos para mim...Dói pra caramba né! Mas vc está indo muito bem..Deve ter ficado uma delícia. Siga em frente!! Bjs

21 maio, 2010
MARI!! disse...

Olá Gabriel!!!
Nossa que delícia da água na boca de olhar!!!
A gelatina tenho que confessar nunca consegui fazer!!
Vou tentar seguir sua receita e vamos ver o que vai sair!!!
Depois comento como ficou na próxima receita!!!

PS: TE ADD NO FACEBOOK!!!

Beijos!!!

21 maio, 2010
Elaine Militão disse...

Hum que delícia esse lombo,nossa parece realmente muito bom!!!!
Adorei ver essa gelatina,lembrou minha infância rsrs minha mãe costumava fazer,mas tenho que confessar nunca consegui rsrs.Acho que vou aproveitar e tentar novamente,caso não dê certo (mais uma vez)acho que vou apelar pra mamãe rsrs assim mato a saudade rsrs.
Bjs

21 maio, 2010
SORAYA FELIX disse...

Linda a sua gelatina colorida. Também tenho problemas com a gelatina incolor, por isso sempre bato a receita no liquidificador para que ela se misture bem. Parabéns pela força de vontade. Não é fácil estudar, trabalhar e ainda chegar em casa com vontade de partir para experiências culinárias.
Estou adorando seu projeto. Beijos

21 maio, 2010
Anônimo disse...

oi, Gabriel Barone gostei muito de vc bjs de se fã silvio !

21 maio, 2010
Núbia disse...

Olá Garbiel! Estou assistindo Julie&Julia, lembrei de você no programa da Ana Maria Braga e passei aqui para ver a "cara" dos seus pratos. Eu não como carne, mas a gelatina está linda! Lembrei da minha infância, minha mãe sempre fazia de sobremesa.
Parabéns pelo projeto! Fiquei admirada, adoro cozinhar também.
Beijos

21 maio, 2010
... disse...

hummm.. aiai

21 maio, 2010
Letícia Tozetti disse...

Oi Gabriel... Eu te vi na Ana Maria Braga e gostaria de parabenizá-lo. Primeiro por idealizar um projeto e cumpri-lo até o fim e também por restar correndo atrás do seus sonhos. E, por último, pelos seus pratos que aprecem ser ótimos.
Você até me inspirou agora eu tbm vou comprar o livro da Ana Maria Braga e voltar a conzinhar já que eu estou em casa de atestado.
Bjaum!!!
Parabéns!!!

21 maio, 2010
Cris Mazur disse...

Adoro essa gelatina, a ultima vez q fiz nao deu muito certo, muita gelatina pra pouco creme, fui aumentar o creme e nao grudou muito bem... Ficou perfeito e o lombo tb tá com uma cara ótima!!
Abraços

21 maio, 2010
Anônimo disse...

oie gabriel,,,quero te dar os parabens por ter ido no mais vc e continue assim qq vc vai terminar esse projeto

parabens'''

21 maio, 2010
Hygien consultoria disse...

A apresentação do lombo ficou um espetáculo, deve ter ficado muito saboroso também.. quanto a gelatinha, não gosto muito dessas misturinhas.. prefiro a tradicional mesmo!!! Mas enfim, parabéns mais uma vez!
Quem sabe um dia ainda experimento uma das suas receitas?? Num restaurante bem chique talvez, haha!! Bjos Thays

21 maio, 2010
Unknown disse...

Olá Gabriel boa tarde !! vi as duas receitas e vou confessar tbm tenho problemas com gelatinas !
as receitas ficaram lindas e quanto a queimaduras vc tem q colocar numa vasilha com água é gelo ñ fica nem marca !! boa sorte e melhoras pro seu dedo !!
Bjs Alessandra (Caruaru Pe)

21 maio, 2010
Patricia disse...

Essa gelatina colorida eu já fiz usando a de abacaxi no lugar da incolor(dissolver com um copo só de agua).Parece uma delícia.

21 maio, 2010
Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Mesmo fazendo regime, adoro ver seu blog. Eu como essas delícias, com os olhos.

Pena você ter queimado o dedo.
Um grande abraço. Tenha um lindo fim de semana.

21 maio, 2010
Bruna Santos disse...

Nossa tadinhoo gentee...Deve tá com o dedo doendo de mais!! Faço ideia viu?! Já queimei o meu varias vezes tbem...kkk! Mas as receitas ficaram ótimaas...Só achei um pouco estranho essa calda, mas deve ter ficado bom!
Toh curiosa pra ver as novas receitar viu?!!E seguindo no Twitter tbem!!
Beijooo!!

21 maio, 2010
Anônimo disse...

boa noite conheci vc no programa mais voce, também gosto muito de cozinhar....esse lombo vou fazer no domingo amei, essa gelatina ai aiaiaim tudo de bom...parabéns

21 maio, 2010
Maria Da Conceição disse...

Ola tudo bem? e o dedo melhorou? espero que sim assisto todas as manhãs a Ana Maria adoro ela e o Loro Jose,e as receitas então hum!! ei ja fiz a Taças de farinha lactea e chocolate e ficou uma delicia experimente,mas gostaria desaber se vc tem a receita de um bolo de milho que ela fezja muito tmpo com 7 ovos inteiros , e batia no liquidificador as latinhas de milho deixando algumas para colocar depois por cima ficava cremoso eera uma delicia ,eu tinha a receita mas perdi com a mudança de casa vc poderia mandar pra mim no eu blog? bjs e cuidado na cozinha

21 maio, 2010
Regina Lucena disse...

Vc está sendo um heroi na cozinha !!! Afinal de contas vc têm outras atividades q tomam muito o seu tempo.
Estimo as melhoras do seu dedo.
Parabéns pelo projeto, adorei a idéia !

21 maio, 2010
Anônimo disse...

parabéns todas estao maravilhosa abraço maradona

21 maio, 2010
Karina Raquel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
22 maio, 2010
Karina Raquel disse...

Gabriel, molhoras para seu dedo. Adorei esta receita, vou fazer hoje mesmo. Todo dia quando chego do trabalho venho para ver suas receitas. A cada dia o blog está melhor.
Parabéns pelo projeto!!! Abraços,

22 maio, 2010
Anônimo disse...

ae gabriel, vi o filme julie&julia, legal vc fazer tb, parabéns, tb gosto muito de cozinhar. abraços

22 maio, 2010
Vivian disse...

Esse lombo parece ter ficado divino....hummm estou com agua na boca...

22 maio, 2010
Dzzy disse...

Os pratos ficaram esteticamente lindos,creio que o sabor tb deve ter ficado incrível.
E pra mim q amo doces, ao alhar alguns...comi com os olhos!!!
Bjus!!!

22 maio, 2010
Katia disse...

Oieeeee Gabriel, mas uma vez eu aqui para acompanhar vc e saber o que vc nos tras de novo.Vou te dizer a gelatina ficou belissima e o lombo nossa me deu uma fome agora rapaz rsssss, pena esse lance de vc ter queimado o dedo, pode nao parecer mas na ponta do dedo doi pacas, mas tenho certeza que valeu o sacrificio. A apresentaçao dos pratos cada dia mais sofisticadas, daqui a pouco vao te chamar para ser apresentador de algum programa, sonhos as vezes se realizam, Bjus mil.

22 maio, 2010
Dileide Coutinho disse...

oi a gelatina ficou Incrível, linda demais!!!

23 maio, 2010
Anônimo disse...

Eu ñ sou muito fã de gelatina,pq qdº era peq minha mãe fazia torta de gelatina dia sim e dia tbm, e o q era pior, todos tinham q comer!!!Mas essa me deu agua na boca!!!Vou convidar ela pra jantar e de sobremesa vou apresentar essa receita!!!Bjs

24 maio, 2010

Postar um comentário