Dia 89, Receita 64 e 65 – Ano 2005

Depois de um dos melhores finais de semana da minha vida, hoje no temido e triste domingo, resolvi preparar algumas receitas para postar aqui.

Não que meus domingos sejam ruins assim, mas é que por morar em São Paulo e ser de Pirassununga, quando vou fazer visitas por lá, o domingo me traumatizou por ter que pegar estrada e voltar a uma rotina de vida quem nem sempre agrada tanto.
Mas quero falar um pouco do meu final de semana, já que ele conseguiu me deixar bem feliz e mais animado para o que vem pela frente. Na sexta como eu tinha comentado no twitter, ofereci uma festa aqui no meu apartamento, foi um clima muito bom entre todos, e boas histórias ficaram para as próximas festas, já combinadas. Gostei mesmo de receber todos – sou fascinado em receber visitas – e espero poder repetir muito mais vezes.

Como disse, resolvi cozinhar hoje, preparei duas receitas: Torta de bolacha e Siricaia.

Para fazer a torta de bolacha, comecei derretendo a gordura vegetal - tentando nesta hora ter raciocínio suficiente para fazer duas coisas ao mesmo tempo - como colocando as claras para bater e virar claras em neve. Nesta hora, com ela em picos, fui acrescentando as gemas, o açúcar e o chocolate em pó, e por último, a gordura vegetal fria.
Com o creme pronto, numa vasilha, só fui intercalando eles, montagem super fácil. Para enfeite e toque final, salpiquei o granulado e algumas cerejas.

Chegou a hora da tal Sericaia, eu não tinha menor ideia do que seria isso, já que ela é a única receita do livro que não tem ilustração. Pensei varias vezes em pesquisar para ver o que seria - mas não tive tempo e nem ânimo suficiente para isso – mas mesmo sem saber, fui em frente.
Na batedeira coloquei as gemas e o açúcar, bati até virar um creme bem macio. Em uma panela no fogo, fervi o leite com raspas de limão, canela em pau e sal. Logo em seguida dissolvi farinha de trigo no leite e acrescentei ao creme que estava no fogo e mexi até engrossar. Acrescentei também o creme de gemas que tinha batido. Assim que terminei e tirei do fogo, deixei dar uma esfriada e misturei com as claras em neve. Despejei essa massa, que já estava incrível, numa forma untada com manteiga e canela em pó. Levei ao forno por 45 minutos.


Resultado Final:



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobremesa de última hora...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Não tão rápida, porém adorei te conhecer Siricaia.

14 comentários:

Anônimo disse...

aii q delicia me deu agua na boca adoro sobremesesss rsrs

30 maio, 2010
Carla disse...

realmente elas dão água na boca... hummmm !!!

30 maio, 2010
Sandra Peres disse...

Passei o domingo na cozinha fazendo doces, não fui tao bem sucedida quanto você!

As sobremesas estão ótimas, e eu só gosto de domingo quando amanheço acordada e preciso dormi lo inteiro para trabalhar na segunda!

30 maio, 2010
Unknown disse...

oi, Gabriel! Q bom q o seu final de semana foi maravilhoso e q a sua festa foi um sucesso.Ter oportunidade de ficar rodeados por amigos é sempre o máximo!

Naquele dia vc estava se sentindo meio esquisito..eu lhe falei ,lembra,vamos crer, sempre,q o dia seguinte será bem melhor ...E foi,viu...Graças a DEUS!!!

Quanto as receitinhas de hoje, a torta ficou um arraso e a Sericaia me lembrou um creminho q minha mãe fazia com maizena é q era dos deuses...parábens!!!

Boa semama para vc !!! Sucesso sempre!!!!

30 maio, 2010
Katia disse...

Nada como estar em volta dos que amamos para mudar nosso astral ja que no outro dia vc estava esquisito , rsss. Bom vamos as sobremesasessa com o granulado deve ter ficado maravilhosa, apesar de que sou bem sincera e achei que vc relaxou um pouco na apresentaçao, o sabor deve ter ficado otimo, a Siricaia deve ter um sabor meio exotico ja que se mistura com limao e canela deve dar um toque diferente e corta um pouco o doce, deve ter ficado otima tbm apesar de nunca ter experimentado entao como vc eu digo prazer siricaia rssssss . Con tinue assim nao desanime, ja que teve uns dias em que vc so fez uma receita e os dias vao passando. Olha o prazooooo, gosto quando vc se embrenha na cozinha, é uma coisa que te da prazer entao cai de cabeça ate o fundo, bjus mil Gabriel e continuarei te acompanhando. Me desculpa a critica sobre a apresentaçao, mas acho que a finalidade do seu projeto nao e so para elogios e sim para testar o todo.

31 maio, 2010
Greg Castro disse...

Aeeeeeeeeeeee!!
"Após a tempestade sempre vem a um arco-íris pra nos lembrar que nem tudo está perdido!"

Que ótimo que o teu finde foi sensacional...receber visita em casa é uma verdadeira terapia, e a saudade que fica quando elas vão embora, é combustível pra fazer outra 'reuniãozinha' o mais breve possível.hehehehe

As receitas parecem muito apetitosas...a siricaia lembra um pudim ou algo assim; pelo menos na aparência, já no gosto só você pra dizer Barão!heheheh

Que a sua semana seja uma extensão do finde, repleta de novidades e amigos presentes.

Abraço!;]

31 maio, 2010
Angela disse...

Só uma curiosidade... quem q come tudo isso?? hehe

31 maio, 2010
Dessa Machula disse...

oi!!! mas nada melhor q fazer uma sobremesa para curar da depre de domingo...
desejo uma semana lnda para vc e cheia de inspiracao para tuas receitas!!
beijooos

31 maio, 2010
Selma Lobo disse...

Hummmmmm... que deliciaaa!!!!

31 maio, 2010
Larissa disse...

passei por aqui =)

31 maio, 2010
Anônimo disse...

Ola Gabriel tudo bem?!!!
Espero que não esteja muito cansado.
Rapaz força aí, para o término, ok?
Que vc estejasempre projetando algo, para que possa ir mais além!!!
Abraços

31 maio, 2010
Unknown disse...

Oi Gabriel, me tornei seguidora de seu blog hj.
Achei super interessante, pois tb adoro cozinhar.
Tb estudo na Anhembi e por conhecidência minha sala é em frente a sua.
A gente se ve por la.
Abraço!

31 maio, 2010
Alba Jade disse...

Já pensou uma festa com pratos a La Barone para os seus admiradores!!! Projeto nois aqui... rsrsr bjao

31 maio, 2010
Bruna Santos disse...

Sobremesaa realmente é tudo de boom mesmoo!!
Bjoo Barone!!

01 junho, 2010

Postar um comentário