Dia 60, Receita 41 – Ano 2002

Sábado estava em casa e mais um dia ajudei meu irmão a preparar uma janta para a namorada, que na verdade eu acabei participando – não que eu seja encalhado, longe disso.rs

Enquanto preparávamos uma lasanha, tive a idéia de fazer uma sobremesa, e a receita da vez foi Soverte com farinha de caramelo.
Quando li a receita parecia que não ia me dar trabalho algum, que essa farinha de caramelo seria a coisa mais fácil do mundo, o que não foi.

Para começar, aqueci numa panela o açúcar, e quando estava já derretido e muito quente, derramei na mesa de mármore.
Deixei o caramelo endurecer por um bom tempo, e então soltei com uma faca e comecei a bater com uma martelinho de cozinha para quebrar – o que fez a maior sujeira na minha cozinha, mas muita mesmo!
Com os pedaços do caramelo, e meu corpo todo doce também, coloquei numa vasilha e bati com o mixer para deixar mais com cara de farinha- na verdade devia ter batido mais, mas minha paciência com essa farinha já tinha se esgotado.
Forrei uma forma de furo no meio com essa farinha e então coloquei uma primeira camada de sorvete de creme e depois uma camada de sorvete de chocolate. Desenformei na hora e já servi.

Resultado Final:



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Alguém poderia vender farinha de caramelo pronta, né?

47 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Gabriel pela a sua atitude e coragem. Isso é uma bela iniciativa! Alguém que desafia seu próprio limite! Você é um exemplo de vida!

17 maio, 2010
Ruan disse...

Olá Gabriel, me chamo Ruan sou do Espírito Santo, e quero lhe dar os parabéns, assim como você eu também amo cozinhar, gastronomia tem o mesmo sinônimo de arte para mim e pelo que vejo pra você também, pena que não conheci seu projeto no ínicio! mas quando puder irei acompanhar toda sua trajetória! Abraços e muito sucesso!

17 maio, 2010
Anônimo disse...

parabenssss!!!
vc é uma beleeeeeeza de rapaz e cozinhando?

17 maio, 2010
dayane disse...

parabens amei

17 maio, 2010
Unknown disse...

Muito legal seu blog... tambem tenho o livro da Ana, começei com a pizza de carne moida, um jeito diferente e gostoso de comer....ja fiz tb o milhopan...te adianto que da um pouquinho de trabalho....faça de preferencia no veraozao que ajuda...se nao mofa tudo...kkkkk abraços!

17 maio, 2010
Anônimo disse...

Parabéns Gabriel pela sua iniciativa...
Hum! acho que essa sua receita ficou uma delícia...Não fiz o teste...mais acho que se vc colocar o caramelo dentro de um saquinho coberto com um pano...não vai espirrar pela cozinha toda...ai que tristeza...é desanimador ter que limpar depois.
Parabéns pela sua participação no programa da Ana Maria Braga hj 17 de maio...assisti e adorei.
Vá em frente...
Bete

17 maio, 2010
Anônimo disse...

OLÁ GABRIEL BELA INICIATIVA A SUA EU NÃO SOU UMA ÓTIMA COZINHEIRA ,MAS ADORO DEGUSTAR COMIDAS DIFERENTES.PARABÉNS PELA SUA ATITUDE.BJOS.DANIELE.

17 maio, 2010
Unknown disse...

adorei sua idea amo tbm fazer coisinhas na cozinha , adorei vc na ana maria braga vc é lindo bjos sorte claudia ciannella

17 maio, 2010
Design de Interiores disse...

Olá Gabriel...vi a materia do programa Mais Você hoje e entrei no blog pra dar uma conferida...e como vc vai notar deixei alguns recados pelo caminho kkkk Pois é...amo cozinhar tb...ontem mesmo passei o domingo na cozinha...e o cardapio foi: barquinhos de pão francês com queijo e bacon, risoto de carne seca com abobora e de sobremesa escondidinho romeu e julieta (muito bom!!) ainda nao satisfeita anoite fiz brownie e pra beber fiz um leite com café cremoso...foi um sucesso =]
Pois é...mas estava aqui lendo sobre a sua luta com o caramelo...eu ja fiz uma vez...só que o meu levava nozes tb...e pra não fazer toda essa bagunça...vc passa manteiga no marmore e joga o caramelo...quando ele estiver durinho é so soltar e por num saquinho plástico e colocar entre um pano e ai é a parte divertida...bater no "bichinho" pra quebrar...fica fácil e sem sujeira =]

Beijos e boa sorte com o projeto

17 maio, 2010
Pensando Magro disse...

HUm adorei a idéia!!! tbm sou fã da Ana Maria...

17 maio, 2010
raiane disse...

ola gabriel,meu nome é raiane adorei sua iniciativa!!
vc fz pratos belicimos!
mas poderiam msm vender a farinha de caramelo!!kkk

17 maio, 2010
Unknown disse...

Assisti hoje ao programa e adorei tua iniciativa.
Fiquei até com vontade de fazer a tal tapioca.
Ia sugerir o mesmo que a Mônica, por em um saco plástico o caramelo para executa-lo, ai a sujeira é pouca.
Aparir de hoje vou segui-lo, tenha boa sorte.
Beijos. Elaine

17 maio, 2010
Unknown disse...

Que maravilha, vc consegui!!! guarda um pedaço da tapioca pra mim, sucesso, vc vai longe!!!

17 maio, 2010
Unknown disse...

Parabéns lindo agora que Deus abençõe este seu tom
bjs

17 maio, 2010
Unknown disse...

Parabéns lindo que Deus sempre abençoe este seu tom bjs

17 maio, 2010
Unknown disse...

parabens ! pela sua prticipacão na tv eu gostei muito ...

17 maio, 2010
Anônimo disse...

Muiito Legal,adorei (!) Thiago irmão dele SORTUDO de mais \z eoieoiueoieueoiu ... só as receitas TOOP ... dá muita vontade de comeeer :x (rs) GRANDE BEIJO;* Gabriel ... você vai conceguir fazer as receitas até o prazo certo (yn) (torcendo.aqui;)

17 maio, 2010
Unknown disse...

Assisti hoje ao programa e adorei tua iniciativa.
Parabéns Gabriel pela a sua atitude e coragem
Hum! acho que essa sua receita ficou uma delícia...
Fiquei até com vontade de fazer a tal tapioca a inda mais se você estivesse aqui em porto velho_Ro comigo ok bjss

17 maio, 2010
mariana disse...

Olá BARONE

Parabéns essa arte de cozinhar não é pra todos Deus te deu um dom aproveite.. Deus abençõe!!

Mariana.

17 maio, 2010
Maria disse...

Olá Gabriel! Primeiro parabens pelo seu trabalho. Achei o maximo ver vc no programa da Ana. E saber que voce esta muito feliz nesse momento me fez ficar muito feliz por vc... (sem nem to conhecer!)
Eu moro na Coreia do Sul e nao perco um so programa do mais voce, tento seguir passo a passo as receitas mas por falta dos ingredientes nem sempre da certo. Tem um blog muito bom que gostaria de partilhar com vc, caso vc ainda nao conheça: http://foodwishes.blogspot.com/
O Chef se chama John, ele é show! faz videos super simples e de otima qualidade, sem falar no sabor das receitas.
Claro que agora vc esta sem tempo para isso, mas quando o seu projeto terminar, com muito sucesso espero, de uma olhadinha la, acho q vc vai gostar... e quem sabe vc nao cria algo parecido no Brasil..
Chega, ja falei demais...
Boa sorte, parabens denovo, e muito sucesso!

18 maio, 2010
Silvana Carvalho disse...

Olá Gabriel. Como vc, também gosto de testar receitas e vou escrevendo num caderno as que dão certo. Quanto ao caramelo, facilita se vc pegar um pano limpo (e que não solte fiapos)e colocar o caramelo, fazer uma trouxa e bater com um martelo. Vc vai conseguir quebrar sem fazer sujeira. Gostaria de estar por perto e dividir com Thiago essa árdua tarefa de ser sua cobaia, principalmente as receitas doces que é a minha preferencia, kkkk. Felicidades e não desanime. Abraços.

18 maio, 2010
Anônimo disse...

Oi,não é por nada mais sabe a tapioca é muito facil de fazer tem o modo que a ana maria braga faz e tem mais um que é bem mais facil vou te mandar a receita.

Polvilho Doce ou Azedo,penera e ta pronto depois é so colocar numa frigideira um pouco de polvilho e vc recheia com que vc quiser



Nome:jennifer

18 maio, 2010
Cláudia disse...

Olá Gabriel,assisti o programa ontem e simplesmente adorei,assim como vc tbm sou fã da Ana,adorooooo.

18 maio, 2010
Michela Gobbo disse...

Nossaaa!!Que sucesso você....Parabénss estou torcendo pra que tudo de certo.Bjossss!!!

18 maio, 2010
Dona Ameixa disse...

Vi sua participação no Mais Você e achei muito legal!
Como uma legitima nordestina não posso deixar de comentar sobre a tapioca! Faço muito aqui em casa!!!!
Olha, a massa quando for colocar na panela pode ser com uma colher mesmo, não precisa de peneira. Coloca umas boas colheradas da massa numa frigideira grande e já aquecida e vai abrindo com a colher até forrar toda frigideira. Quando forrar tudo coloca o recheio de preferencia, cobre com mais um pouco de massa e deixa uns segundos e VIRA (aventura fazer isso!!!) Espera mais uns segundos e coloca no prato.
A massa de tapioca quanto mais tempo no fogo mais dura fica, não é bom! E o recheio é bom colocar ainda na panela pra ficar tudo bem quentinho e derretido...
Aqui no nordeste gostamos de tapioca com recheio de coco fresco ralado + queijo colaho + banana + leite condensado (este ultimo coloca quando tira a tapioca da panela). Fica uma delícia!!!!! Ou apenas coco com queijo... hum meu maridão adora!

Muito legal seu bolg, sempre acompanhar! Meu sonho um dia é publicar um livro com minhas receitas, quem sabe um dia chego lá! Detalhe, sou enfermeira!!!!!!!!!!!!!
Abração!

18 maio, 2010
Thelma disse...

você é muito carismatico,tem que ter um programa
seu mesmo.fazer as receitas,qualquer pessoa que goste de cozinhar pode fazer,mas vc tem uma maneira toda sua de mostrar.vamos torcer para que alguma emissora te contrate.

18 maio, 2010
Rayson M. Mohamedd disse...

nossa gabriel se eu tivesse metade desse seu dom de cozinhar estaria muito feliz
nao sei nem fritar ovo direito
arsrsrsrsrrs

18 maio, 2010
Unknown disse...

estou boba com vc..em tao pouico tempo vc esta lotado de seguidores...parabens pela iniciativa..tabmnem adoro as receitas da ana..depois de passo algumas pra vc testar...bjos

18 maio, 2010
Tânia disse...

Oi querido,
adorei te ver no Programa "Mais Você".
Você se saiu muito bem, parecia até um profissional (rsrsrsrsr) Você é uma pessoa especial e iluminada. Continue batalhando pelos seus sonhos... continuarei na torcida.
Sucesso! Bjo grande

18 maio, 2010
Anônimo disse...

Oi gabriel :)
nossa eu adorei a sua participacao no programa da ana maria eu tabem sou fã dela ....

Mas aki eu to passando mesmo pra te desejar muita sorte na sua carreira q DEUS te abencoe e ilumine seus caminhos eu espero q vc seja muito feliz !!!

Aki seria uma honra pra mim se eu fizesse amizade com vc eu vou te passar o meu email do orkut ai vc me adiciona no seu orkut tàh logico se vc tiver orkut

Orkut:belinhagata.silva@gmail.com

Nossa Gabriel eu lhe desejo toda a felicidade do mundo pois vc merece ser muito feliz tàh

fica com DEUS

Beeijos pra vc...

18 maio, 2010
Anônimo disse...

vi vc no mis vc preparei a tapioca e nao gostei

18 maio, 2010
Diva disse...

E aí, amigão? Lembra de mim? Vc esteve aqui em casa com o Thiago = sou a mãe da Paula. Se, naquela vez, vc já estivesse nessa de preparar receitas, eu te ensinava a fazer a tapioca. Mas agora vc já sabe ... então, passe aqui em casa de novo e faça várias para todos nós. Um abraço pro seu irmão e pais e um graaaaaaaaaaande beijão pra vc. Parabéns pela idéia, continue cozinhando assim e volte pra Faculdade de Gastronomia.

18 maio, 2010
Adriana Bussi disse...

Oi Gabriel adorei ver sua alegria em cozinhar.vejo o progama todos os dias e sabe o que faço depois?vou para a cozinha e sò saiu de la as 17:00.Montei um mini restaurante à 3 meses e estou fazendo tudo sosinha e no dia que te vi estava cansada com vontade de desistir.Esta dificil pra sou eu que cozinho,sirvo,lavo e faxino ,mais vc acredita que naquele dia fiz tudo cantarolando.OBRIGADO PELO NOVO ANIMO E PARABÊNSSSSSSSSSSSS.

18 maio, 2010
LAIS LEMOS / UBAITABA-BA disse...

EU AMEI SABER DE SUA HISTÓRIA, SIMPLISMENTE INLUSITADA.BJSSS E BOA SORTE, QUE VC CONSIGA CHEGAR EM SEU OBJETIVO.

18 maio, 2010
Fabiola disse...

Parabens Gabriel estou te acompanhando sempre e torcendo mto por vc,suas receitas sao maras,espero algum dia ter o privilegio de esperimentar alguma coisa que vc tenha preparado.bjs

18 maio, 2010
Anônimo disse...

Parabéns Ga beijos Nadja e Chico

18 maio, 2010
felipe vencedor disse...

Olá sou o Felipe e tenho 8 anos e assistimos sua participação na Ana Maria Graga no qual nos divertimos muito minha mae te achou muito sincero e bacana parabéns somos do RGS da cidade de TRamandaí perto de Porto Alegre nem tao perto assim são 140 km adoramos o programa parabéns...abraços.. já estamos te seguindo entra no meu blog e me conheça ... a propósito estamos procurando a farinha de tapioca por aqui e esta bem dificil ...

18 maio, 2010
Rita disse...

Oiiii!Querido Gabriel,só hoje consegui assistir a matéria!Você esteve maravilhoso! Fiquei emocionada e orgulhosa de ter sido uma das primeiras a incentivar e apoiar o seu gosto pela culinária.Temos que agradecer o pequeno estúdio e o programa visto por poucos que o deixou perante um público de milhões de pessoas, como se estivesse em casa! Parabéns, sucesso e que tal relembrarmos a Moqueca? Bjs tia Rita

18 maio, 2010
Anônimo disse...

Sou gastronomotenho 30anos . Gostei muito o teu trabalho e da tapioca gosto muito valeu
nascei comedo tapioca sou de fortaleza mas agora estou na bela ilha da magia

18 maio, 2010
Unknown disse...

Parabens pela iniciativa. Colecionei receitas em video cassete desde quando a Ana começou na Record, por volta de 1997. Infelizmente algumas fitas emboloraram e dei todas numa faxina que fiz recentemente. Adoro a Ana.É uma pessoa vencedora em todos os sentidos. Copiá-la e adequar as receitas deve ser um prazer para vc. Logo estará "inventando" receitas,pois vai tomando gosto.
Só uma pergunta...
Quem come as suas receitas?
Todas dão para uma familia, de pelo menos 6 pessoas...
Vai abrir um restaurante?
Grande abraço e muito sucesso!!!!!

19 maio, 2010
Anônimo disse...

Gabriel,

sucesso, adoro receitas!!!

bjs.,

Zifa Scalia

19 maio, 2010
Anônimo disse...

ola tem como ver os ingredientes das receitas

19 maio, 2010
Marii disse...

Gabriel, achei muito legal sua iniciativa de fazer essas tantas receitas em tão pouco tempo, casualmente eu assisti ao programa bem no dia que você participou e achei muito bom! Te desejo muita sorte e sucesso pois conheço bem essa paixão pela culinária, tenho uma amiga que ama cozinhar e eu sempre adoro as invenções dela! Sou do Rio Grande do Sul da cidade de Pelotas! Vou ficar ligada no blog agora para ver suas obras de arte! Beijos

20 maio, 2010
Paula e Rosane! disse...

Hola Gabriel!!! Me chamo Paula eu e minha sogra Rosane vimos sua participação no programa mais você! Vimos hoje porque moramos em Buenos Aires e temos a Globo internacional,e aqui passa um pouquinho atrazado os programas...
Mais viemos aqui para te desejar muita sorte, no teu projeto e apartir de hoje vamos te seguir sempre... PQ afinal adoramos cozinhar
(e comer tmb) rsrsrsr....

Muita sorte nas proximas receitas...!!! OBS a tapioca fikou bem bonita xD!!!

Beijos!!! suce$$o!

21 maio, 2010
Anônimo disse...

ei gosto muito da criatividade que vcs tem
eu vim aki através do mais você
se quiser mi visitar é só entrar :
www.kixnet-eletronica.blogspot.com

22 maio, 2010
Unknown disse...

oi vi vc na ana maria e queria saber como consigo a receita da salada de bacalhau deve ser uma delicia...se quiser posso ser cobaia dos seus pratos vlw.

24 maio, 2010
Anônimo disse...

Oi, Gabriel assisti ao filme julie e julia vááááárias vezes fiquei obcecada adoro comer e ñ tenho muito talento pra cozinhar prefiro as receitas mais fáceis de preferncia as q ñm dão errado, achei sua idéia otima.

28 maio, 2010

Postar um comentário