Dia 97, Receita 70 e 71 – Ano 2005

Depois de quatro dias sem postar aqui no blog, segundo algumas pessoas foram minhas férias merecidas, porém acho que devia ter feito algo. Mas também não fiquei aqui sem ter o que fazer, estava em Pirassununga, depois de alguns meses fui visitar os familiares.

É tão estranho para nós – ou pelo menos pra mim – que depois de morar boa parte da sua vida no interior, mudar para a capital sempre deixa um gostinho de voltar as raízes. As vezes sinto falta de poder ir pra lá, ver o ambiente da cidade – a sua calma nada parecida com São Paulo – mas dessa vez senti uma coisa muito estranha, percebi definitivamente que não faço mais parte da cidade, mesmo continuando amar lá, sinto que o que eu vive por lá foi essencial e único, sem voltas. Como disse amo Pirassununga e sempre vou amar, foi lá que tive minha formação de vida e conceitos, isto eu não troco por nada, acho que todos deviam ter uma experiência interiorana.
Ah saiu no jornal da cidade “O Movimento” uma matéria sobre mim e o Projeto Mais Você, muito legal, agradeço de coração a redação por ter publicado, e mais ainda ao jornalista Ricardo Missão por escrever tão bem.
Tenho que contar mais uma coisa antes de ir para as receitas, a equipe POST-IT do grupo 3M me enviaram uma caixa com presentes da linha de produtos deles. Muito legal a surpresa, adorei todos os produtos e isso vai facilitar muito minhas anotações de receitas, agora vai ter post-it pelo apartamento inteiro.

Receita do dia? Falei tanto que quase me esqueci, mas vamos lá. Hoje preparei duas receitas: Moqueca de Peixe e Fatias da China.

Comecei pela moqueca, numa panela aqueci o óleo e os dentes de alho amassados no suco de um limão, dourei e então acrescentei os pedaços de peixe. Fui virando para dar uma fritada, porém estavam desmanchando então logo acrescentei as cebolas, tomates, pimentão, cebolinha e salsinha. Depois de um 5 minutos no fogo, finalizei com o azeite de dendê e o leite de coco. Servi - e me servi - logo em seguida.

As fatias da china confesso que fiquei com um pouco de medo, parecia complicado, mas até que foi simples. Na batedeira coloquei 12 gemas e bati por 15 minutos. Quando já estavam meio claras e cremosas, acrescentei as amêndoas moídas – nesta hora elas deviam estar sem peles, mas sabe como é né, foram do jeito que estavam. Levei ao forno em banha maria por 40 minutos. Enquanto isso numa panela comecei a preparar a calda. Coloquei a água, o açúcar, canela em pau e rapas de limão. Tirei do fogo após um tempo com o açúcar dissolvido e a calda já com um formato espesso. Com as fatias já assadas – que até então não eram fatias – enfileirei todas num prato e derramei a calda doce por cima.
Obs: Apesar do nome, as fatias da China (ou fatias de Tomar) são típicas de Portugal - que eu não vejo a hora de conhecer.

Resultado Final:




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Não gosto muito de peixe, mas dessa vez adorei.
 
 

Não se tornou meu doce favorito não.

12 comentários:

Unknown disse...

q bom q vc voltou!!!!!de vez em quando é preciso desacelerar...dá para voltar depois revigorado,né...
Quanto as receitas : o peixe deve ter ficado divino. Eu adoro muqueca!! Quanto ao docinho tbm nao deu para ficar com água na boca..Na verdade o único doce com muitas gemas q eu gosto é quindim.
Q legal q vc virou celebridade na sua cidade!!!
Só q pelo jeito , amigo ,agora vc é irremediavelmente PAULISTA,meu..
bjs... sucesso!!!

07 junho, 2010
Marcia Mello disse...

Peixe!! Hummmm não sei fazer mesmo, sou uma negação!! mas ta com uma cara gostosa!!!

08 junho, 2010
Ge disse...

Hmmm, essa moqueca está com uma 'cara' irresistível!
Deu água na boca...

08 junho, 2010
Brenno Tardelli disse...

Faaaala maaano!
Confesso que nada me tentou hoje...Moqueca não é a minha praia e desanimei com as fatias da china depois do seu comentário.
mas é isso aí! Estamos em 2005 agora - éramos distantes, não foi um ano mto bom pra amizade.
Vai ver por isso as receitas nao nos empolgaram!
Quero ver 2006, 07, 08, 09 e 2010!
Força aí!
Abraços!

08 junho, 2010
Dessa Machula disse...

Gabrieeeel! vc nao gostou do doce...me pareceu taaao gostoso!!!!
hj fiz os bolinhos de macarrao instantaneo q a ana ensinou no programa desta segunda feira...nossa vale a pena!!! ficaram muuito deliciosos....
beijos

08 junho, 2010
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
08 junho, 2010
Unknown disse...

O peixe parece que ficou bom, mas o doce pelo visto não te agradou.Bjão!

08 junho, 2010
valeka disse...

oiiiiiiiiiiiiii idaloooooooooo

q bom q vc voltou mais estavamos com saudades viu?Feliz por vc ter descansado e curtido esses dias....faz bem..como sempre arrasando nas receitas...adoro peixe...e vou experimentar essa receita....bj ..boa semana

08 junho, 2010
Maya! ;D disse...

Muqueca eu adoro, mas essas fatias da china ai num tem muita cara de serem boas não. Aliás, cara até tem, mas vendo o que ela realmente é na receita, pareceu ser meio sem gracinha! hahahahahahaha

Continue com Tudo gato garoto!
Sorte pra ti!
bj

08 junho, 2010
Katia disse...

Ola Gabriel, que bom que vc voltou, estava com saudades dos deus pequenos comentarios que faz antes de postar as receitas, mas fico feliz que tenha descoberto esse novo vc. Sei como sao essas coisas de descobrir que sempre pertenceu a um lugar e agora nao pertence mais. E bom fazer reflexoes. Bom vamos as receitas.. Nao sou muito fa de peixe , mas esta com uma cara otima, as vezes é bom dar uma mudada no trivial,
carne e frango.... O doce apesar de ser doçolatra nao fui muito com o aspecto dele ainda mais depois do seu comentario, mas as vezes a aparencia engana, por isso nao vamos ser preconceituosos. A apresentaçao de ambos esta otima. Continue firme.

09 junho, 2010
Greg Castro disse...

Aeeeeeeee!!Voltou hein!rsrs

Ufaa!!Foram dias angustiantes; entrava toda hora pra ver se vc já havia postado algo...heuheuheu.Isso aqui vicia moço!=p

Bem não gosto muito de peixes tb não;então:No coments!rsrsr

Já o doce;sei lá, parece estranho!heuheuheuheu

Abraço Barão!
=D

09 junho, 2010
Anônimo disse...

Bertinho disse
guarda meu pedacinho desse pudim quero come-lo na sexta feira.
legal tb a pizza.
boa tarde.

16 junho, 2010

Postar um comentário