Dia 130, Receita 109,110 e 111 - Ano 2009 e Viagens

Como tinha comentado com todos, este final de semana e feriado fui viajar para a casa dos meus pais no interior. Sempre que vou para lá tenho diversas sensações diferentes e inexplicáveis. Consigo me sentir bem, consigo ficar com tédio, animado, cansado...

Desta vez cozinhei, porque das últimas vezes eu nunca tinha cozinhado, apenas levava o livro com a esperança de preparar algo. O que me deixou muito feliz foi a atenção 100% dos meus pais no projeto e toda a ajuda que tive para preparar as receitas. Tudo bem que todo este propósito de ajuda e super-atenção foi com um motivo, no sábado eles iam receber em casa vários casais de amigos, como sempre fazem – para jantar e as receitas que foram servidas foram as do blog. Muito legal né?

Preparei a Pimenta crocante recheada e a Surpresa de Chocolate (do ano de 2009) e as Costelinhas ao molho Barbecue (viagens).

Comecei preparando a Surpresa de Chocolate, pois já queria deixar pronto e decorado para a noite. Numa vasilha misturei a manteiga derretida, o cacau em pó, achocolatado, ovos, gemas e o açúcar. Mexi e despejei em uma panela, que logo em seguida foi para o fogo por uns 5 minutos. Em uma forma de furo no meio e untada com manteiga e açúcar, despejei toda a massa e levei ao forno por 1h40 minutos em banho-maria. Para finalizar decorei com morangos picados e servi com sorvete de morango.


Com muita animação e com ajuda do meu irmão e do meu amigo Thales, começamos a cortar as pimentas para preparar a Pimenta crocante recheada. Tiramos todas as sementes deixando praticamente intacta com cabinho. Em uma panela com água fervente despejei toda as pimentas e com apenas um minuto fervendo já retirava e despejava numa vasilha com água fria. Repeti este processo de água fervente e água gelada umas 5 vezes, claro sempre trocando as águas. Assim que terminei de ferver recheei com carne moída temperada apenas com sal e cebola picada. Em uma vasilha fiz uma mistura de farinha de trigo e água com gás. Passei as pimentas nesta mistura e logo em seguida salpicava com o salgadinho de queijo quebrado. Com tudo pronto foi só fritar no óleo quente.


Preparei também as Costelinhas ao molho barbecue, mas não 500 gramas como descreve a receita do livro e sim mais de 10 kilos, afinal tivemos muitos convidados. Para assar as costelinhas não tinha muito segredo, apenas arrumei na forma – com a incrível ajuda do meu pai – e levamos ao forno por uma hora com papel alumínio. Passado este tempo retiramos o papel e voltamos ao forno por mais 40 minutos.
Comecei então a preparar o molho, numa panela juntei o azeite e a manteiga e deixei esquentar, logo em seguida acrescentei a cebola e o alho. Assim que já estavam dourados acrescentei a casca da laranja picadinha, os cravos moídos, mostarda, sal, catchup, molho inglês, suco de 3 laranjas pêra, e entre outros. Deixei no fogo até ficar com uma consistência homogênea e bem grossa. Assim que retirei as costelinhas da segunda leva de forno passei sobre elas o molho barbecue e voltei ao forno por mais 30 minutos. Servi logo em seguida e com uma porção a mais de molho.


Resultado Final:

















Muita surpresa no sabor. (Surpresa de Chocolate)


















Mesmo com recheio, continuou picante. (Pimenta Crocante Recheada)



















De derreter na boca. (Costelinhas ao Molho Barbecue)

9 comentários:

Lelê Ceschini disse...

Nooooooooossa! O de chocolate parece doce de revista! Imagino o sabor... Tô salivando aqui. Uiiiiiiii! rsrsrs Bjo, Lelê Ceschini

12 julho, 2010
Juliana Fuerte disse...

olá!
tenho acompanhado diariamente seu blog e mesmo caladinha ADORO!!!!
tb sou uma apaixonada pela cozinha e só tenho a te parabenizar, não só pela iniciativa, mas pelo notável progresso!
esses pratos ficaram dignos de um chef
parabens!!!

12 julho, 2010
Greg Castro disse...

Eita coisa boaa é familia né?!rsrsrs
Cozinhando em familia tdo fica mais diverdito e saboroso. Tem sabor de quero mais!.
Ótimo teu finde ter sido tão prazeroso.

E os pratos heinn!Um show a parte.
Continua daê que eu estou sempre por aqui Barão!
Abraços!

=D

12 julho, 2010
marina valsecchi disse...

Eu estava lá e nem podia imaginar que lá dentro tinha uma "surpresa de chocolate" dessas????
Aaaaaaagora eu sei pq demoraram taaanto pra sair qndo foram lá dentro nééé
ram!
eu quero esse petit gateau (chileno rs) gigante!!!!!!
beijoooos, amo vc!

12 julho, 2010
Brenno Tardelli disse...

Oooba!
Essa costela eu até guardei a receita...
O mais gostoso do blog até agora...hehe

Saudades!

Abraçoos!

13 julho, 2010
De Carlota a Carlinha disse...

Oi Gabi!

Adorei as Pimentas Crocantes! Se eu não fosse tão preguiçosa, iria pra cozinha agora (rsrs).

Beijos!

13 julho, 2010
larii disse...

ow, que que é essa costelinha, meu deus!? como que eu perdi uma dessas :(

15 julho, 2010
Karina Raquel disse...

Gabriellll,
Parabéns garoto,vc tem se superado!!
As receitas estão lindas e com toda certeza mttt gostosas;sem falar q mesmo com a correria do trabalho e os novos desafios vc tem permanecido firme e cada vez melhor nesse seu projeto!!

Estamos adorando! Que Deus te abençõe grandemente e realize os desejos do seu coração!!!!

17 julho, 2010
Marcia Mello disse...

haaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aquela surpresa de chocolata aiaiaia minha dieta

21 julho, 2010

Postar um comentário