Dia 145, Receita 119 e 120 - Ano 2009 e Viagens

Mais um final de semana bem família. Mais um final de semana de saídas. O final de semana mais surpreendente e gostoso de todos. Pois é, coisas acontecendo e me deixando muito feliz.
Entrei na última semana do Projeto muito contente e realmente decidido a terminar as receitas do mesmo jeito que eu comecei: animado e acreditando em todos meus ideais. Faltam apenas quatro receitas para finalizar, o que me deixa um pouco nervoso e ao mesmo tempo aliviado.

Bom como todo final de semana que a casa esta cheia e ajudas nunca me faltam, preparei duas receitas relativamentes trabalhosas e não muito apetitosas ao meu gosto. Fiz o Porco Confitado e o Bacalhau Com Natas, e o melhor, aprovada 100% por todos.

Comecei pelo porco - não gosto muito de carne de porco, então não sei se vou conseguir fazer comentários realmente apetitosos nesta receita - como não tinha achado o joelho de porco aqui nesta beleza de supermercado, pedi para meu pai trazer de Pirassununga, já que ele estava para vir.
No dia anterior, coloquei o joelho numa vasilha e temperei com: mostarda, gengibre, vinho branco, pimenta do reino, salvia e entre outros. Deixei de uma noite para outra.
Em uma panela grande, derreti a gordura de porco - muita gordura - e mergulhei o joelho por completo. No fogo mínimo deixei cozinhando por algumas horas até começar a ficar bem pururuca e crocante. Serve para comer com salada ou para fazer lanche.

Uma das primeiras receitas que eu fiz no Projeto foi com bacalhau, e contei nos dedos as receitas em que eu teria que comprar, dessalgar e comer bacalhau. Acho bem saboroso, mas não conigo comer qualquer tipo de peixe e achar que é o melhor prato que existe. Esse sem dúvida é um bacalhau que eu vou repetir e preparar várias vezes.
Com o bacalhau dessalgado, cozinhei as postas no leite por 10 minutos e então com a ajuda do meu pai - na verdade ele fez o serviço praticamente sozinho - desfiamos o bacalhau.
Em uma panela dourei as rodelas de cebola, então acrescentei as lascas do bacalhau e cozinhei por mais alguns minutos. Com o leite que reservei do cozimento, acrescetei um pouco na panela junto com a farinha de trigo até ficar bem uniforme. Em outra panela fritei as batatas cortadas em cubinhos e então misturei junto ao bacalhau.
Com uma forma untada de manteiga, despejei todo o bacalhau e suas misturas e espalhei por cima o creme de leite levemente batido. Salpiquei o queijo parmesão e levei ao forno por alguns minutos para gratinar.

Resultado Final:



















Bom tempero e otimo cozimento. ( Porco Confitado )



 
















A melhor receita de bacalhau. ( Bacalhau com Natas )

8 comentários:

Sol Ribeiro disse...

Gabriel o bacalhau preparado dessa forma realmente é muito gostoso, já fiz várias vezes. Joelho de porco??? Não gosto.

26 julho, 2010
Dessa machula disse...

é...realmente o poco nao deu vontade...pq nao gosto...mas o bacalhau encheu a boca de agua!
parabens!

26 julho, 2010
Katia e Peduti disse...

Gabriel... o bacalhau parece muito bom! Eu gosto muito de bacalhau, mas normalmente as receitas sáo variações da mesma especie... este parece diferente e igualmente bom!
Ah... muito bom que esta atingindo seu objetivo de terminar o blog, mas acho que vou ficar com depressão pós blog (rsrsrs).

Parabéns!!!

26 julho, 2010
Unknown disse...

Gabriel,é isso aí,reta final do projeto e o mesmo entusiasmo do início.Esta é a receita do sucesso:objetivo,foco,ação,determinação e entusiasmo.Parabéns!
O joelho de porco achei uma bomba calórica,mas o bacalhau parece ter ficado muito bom,vou anotar para experimentar.
Parabenize o seu pai tbm,pois, em um mundo em q a família esta tão dispersa, é lindo ver um pai apoiando e ajudando seu filhote.Deus abençoe a sua família!

26 julho, 2010
Greg Castro disse...

Familia, familia; papai vovó titia!rsrsrs.

Bom entre as duas receitas, vou ficar com o bacalhau pq tem uma cara mais bonita!heuheuheuheuhe...Reta final heinn!!Parabéns!
Abraços Barão!!!

=D

27 julho, 2010
Alba Jade disse...

Puxa! Não sei se digo que delicia de pratos e você está quase lá! Ou Que delicia! mas não é nada gostoso saber que está acabando! Está sendo muito legal te acompanhar e que bom saber que você manteve este Pic delicioso! Parabens mais uma vez pelo PROJETO! Abraços

29 julho, 2010
Maisse Gama disse...

O porco ate gosto, mas a cara dele ta feia rsss, o bacalhau deve esta maravilhoso hummmmmmmm, parabens

30 julho, 2010
valeka disse...

oi idaloooooooooooooo q saudades de vim aki visitar esse espaço bacana..mes de julho ferias...eu dei uma sumida do mapa..mais q bom q voltei a tempo de acompanhar o final desse projeto incrivel...Sucesso total ne?
bjs

31 julho, 2010

Postar um comentário